GIRLSPT.COM - Cursores Animados
4Bitches Lifestyle: O mundo de Andy

sábado, 13 de março de 2010

O mundo de Andy

Bom gente, esses dias eu tava vendo a revista Criativa da minha vó, e tinha uma matéria sobre o Andy Warhol que eu achei bem legal...e também lembrei que a Maria adorava ele então resolvi fazer um post sobre ele =D

uiui mui sexy essa carinha dele


-O início

Andrew Warhola nasceu em Pittsburgh, em 1928, caçula dos três filhos de um casal de imigrantes tchecos nos Estados Unidos. Aos 8 anos, teve coreia de Sydenham - uma manifestação da febre reumática caracterizada por movimentos involuntários dos membros, da face ou do tronco. Para distraí-lo, a família o incentivou a desenhar. Muito ligado à mãe, Julia Warhola (que também desenhava), Andy a coniderava sua maior influência. Ele se formou em design na faculdade e começou sua carreira como ilurtrador de livros, chegando a fazer trabalhos para revistas como Vogue e Glamour.

O retrato do líder chinês Mao Tsé-tung foi feito em 1972, após a visita do então presidente Richard Nixon ao país comunista.

-Fotografia

Warhol começou a usar fotos como base para alguns de seus desenhos a partir de 1950. Adorava sua câmera Polaroid (de um modelo que a empresa continuou fabricando apenas para ele pooodre) e fotografava celebridades e seus amigos do mundo das artes, da moda e do entretenimento. Neste mês, na exposição na Estação Pinacoteca, em São Paulo, serão expostas 39 fotos de gente como Pelé, Muhamad Ali, Bette Davis, Grace Jones, Jean-Michel Basquiat, John Lennon ( <3 style="color: rgb(0, 204, 204);" size="4">

A série de mais de 20 serigrafias com o rosto de Marilyn Monroe mostra o encanto do artista pela fama e transforma a atriz em um mero produto.

-Fama


Adepto da pop art, criada pelo inglês Lawrence Alloway e seguida por artistas como Roy Lichenstein, ele virou uma estrela ao reiventar o estilo. Em vez de "ready-made" (objetos alçados ao status de obras de arte), Warhol fazia de latas de sopas de Campbell, garrafas de Coca-cola ou imagens de ícones culturais como Marilyn Monroe e Elvis Presley inspiração para suas pinturas (é, a gnte estudou isso ano passado em artes *_* cp2 é cultura rapá). Transformou a mercadoria em arte e a arte em mercadoria: suas peças viram objeto de desejo e ele faziaretratos por encomenda. Rodeado e inspiradopor famosos, criou para si um personagem excêntrico, sobre o qual pouco se sabia ou deixava acontecer - e brincava com essa tênue linha entre o "artista" e a "pessoa" transformando-se em arte com seus autorretratos.

Cow, de 1970, é um papel de parede com a repetição de vacas coloridas.

-Música


Amigo de músicos como Debbie Harry, Mick Jagger (nooossa...ele é velho demais....não o Mick Jagger, o Andy quero dizer =P ) e Diana Ross, o artista também foi financiador da banda Lou Reed, a Velvet Underground, e forçou a entrada no grupo de uma amiga, Nico, cantora e modelo alemã. Ele desenhou capas de discos, incluindo o logo de boca e a arte para os albúns Sticky Fingers e Loven You Live, do Rolling Stones. Seu trabalho e sua personalidade também influenciaram grupos de punk-rock e da new wave, como Devo e o cantor Dvid Bowie, que gravou a música "Andy Warhol" no disco Hunky Dory (1971) (hmmmm sei....deviam ter um caso ^^).

Aaaaah a famosa banana do Andy, The Velvet, que a Maria tem atém um broche com essa banana né.

-Factory


Esse era o nome que Warhol dava aos seus estúdios. O primeiro de oito funcionou no quinto anadar de um prédio na Lexington Avenue, em Midtown Manhattan, Nova York, entre 1962 e 1968. Trabalhando dia e noite, ele reunia ali atores, drag queens, socialites, usuários de drogas e músicos,a quem chamava de Superstars. Entre os frequentadores assíduos estavam o artista Jean-Michel Basquiat, o pintor italiano Enzo Cucchi e o escritor Truman Capote. Em geral, eles ajudavam em suas pinturas, atuavam em seus filmes e davam à Factory a atmosfera e a aura que deram fama aos ateliês do artista. Ele só limitou o número de pessoas que circulavam por lá depois de sofrer um atentado, em 1968. A escritora Valerie Solanas, assídua nos estúdios, esperava o apoio de Warhol para uma peça, ficou furiosa com a falta de atenção do artista (hahaaha is fucked) e disparou três tiros contra ele (noossa...do capeta essa mulher) - mas só acertou um (is fucked² ).

John Lennon...diiiiiivo!

-Noite

Apesar de frequentador da noite de Nova York, Warhol era considerado um observador quieto e tímido. Sua presença em uma festa era sinônimo de sucesso de um clube (own...ele era loser como a gente uahsushuahsuasha). Nessas noites, ele não deixava de lado sua câmera e fazia fotos para sua revista, a Interview, fundada com o amigo Gerard Malanga. Nos anos 70, era presença comum no Studio 54, a ledária casa noturna nova-iorquina que atraía as celebridades da época.

Michael Jackson....muito feio Oh God.

-Filmes


Entre 1963 e 1987 (ano de sua morte Snif Snif), Warhol produziu mais de 60 vídeos e 500 "retratos filmados" de pessoas que passavam por seu estúdio - como Edie Sedgwick, musa de curtas como Kitchen (1965) e Vinyl (1965). Em um de seus longas mais famosos, Sleep (1963), ele mostra o poeta John Giorno dormindo por seis horas. Em Blow Job (1963), filma o rosto de um homem supostamente recebendo sexo oral por 35 minutos (NOSSA). Ele fez também versões de Batman e do livro Laranja Mecânica. Blow Job e Sleep são dois dos 44 filmes que serão exibidos na mostra em São Paulo.

Che Gevara.

-Coleções

Warhol fez uma catagolação compulsiva de seu tempo. Juntou 610 caixas com jornaos, fotos, anotações e até um pedaço de hambúrguer (oh God ). As caixas ficavam ao lado de sua mesa e eram tratadas como suas "cápsulas do tempo"- ele jogava nelas tudo que considerava parte de sua vida, como recortes de jornal e fitas de conversas com amigos. O conteúdo de uma das caixas foi organizado e está disponível no site www.warhol.org/tc21 .

Sopas Campbell's.

-Aparência


Warhol fez uma cirurgia plástica no nariz em 1957 e nos anos 60 usava perucas prateadas para esconder problemas de calvécie e de pele (kkk muito gay). Bastante ligado a tendências da moda, usava ternos bem cortados e passou a vestir somente preto no fim da carreira.



[ Andy Warhol - Mr. America
A partir de 20/03. Em cartaz até 23/5. Terça a domingo, 10h/20h. Estação Pinacoteca: Largo General Osório, 66, Metrô Luz, São Paulo, tel.: (11) 3324-1007. Ingresso: R$ 6, grátis aos sábados.] Eu quero iiiiir =/



by.: @biabreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário